dinsdag 19 oktober 2010

Novo cultivar de dendê BRS Manicoré




Desenvolvido a partir do cruzamento entre o dendezeiro africano e o originário na região amazônica, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou nesta quarta-feira (13/10) o híbrido de dendê BRS Manicoré.

Essa é a única cultivar testada durante 20 anos em áreas de ocorrência de amarelecimento fatal nas condições brasileiras, que não apresentou os sintomas dessa anomalia, tornando-a ideal para o cultivo em regiões indicadas para o plantio da palma de óleo pelo zoneamento climático.

A BRS Manicoré apresenta elevado teor de ácidos graxos insaturados e é propícia tanto para a utilização na indústria alimentícia quanto para a produção de biodiesel. Também possui elevada capacidade produtiva e ciclo de colheita menos suscetível ao ataque de insetos desfolhantes.

Além de seu valor para a economia nacional, com a produção do óleo que pode ser destinado à produção de biodisel, o cultivo do dendê também traz benefícios ambientais. Segundo a Embrapa, a planta apresenta potencial para absorção de gás carbônico da atmosfera. Sendo uma planta perene e de grande porte, o dendê, quando adulto, oferece perfeito recobrimento do solo, considerado sistema de estabilidade ecológica e de baixos impactos ao ambiente.

Fonte: Globo Rural

Geen opmerkingen:

Een reactie posten